O presente curso é constituído por 2 módulos, (níveis I e II), e é concebido especificamente para a prática clínica diária de um médico dentista no seu consultório.
Cada módulo é constituído por uma componente teórica on-line (4 aulas prévias), e uma componente prática/clínica, com a duração de 2 dias. Os módulos têm um intervalo de cerca de 4 meses entre eles.
Tem como objetivo principal habilitar o médico dentista a utilizar técnicas de acupuntura, que de uma forma simples, rápida e segura possam ser uma ferramenta adicional no seu tratamento, numa perspetiva de complementaridade, com intervenção em diferentes áreas da medicina dentária.
Todos os protocolos clínicos criados para cada tratamento dentário são assentes em princípios de evidência científica comprovada.
Nível 1
O primeiro módulo (Nível I) é constituído por uma componente teórica e outra prática, ambas incidindo no seguinte programa:
1. Teoria básica da Medicina Tradicional Chinesa
2. Conceitos físico-químicos de eletricidade adaptados à anatomia
3. Controle de dor e analgesia
4. Tratamento nas desordens de ATM
5. Controle de ansiedade em crianças e adultos
6. Controle hemorrágico pré e pós-operatório
7. Tratamento coadjuvante na reabilitação de parestesias
8. Diagnóstico pela língua
9. Emergências médicas
No final do primeiro módulo, cada formando estará apto a:
• Compreender e integrar a teoria básica da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) e conseguir identificar correspondência para com a Medicina alopática, bem como relacionar com fenómenos físicos de eletricidade, integrando o corpo humano como um circuito elétrico
• De acordo com o diagnóstico médico-dentário, identificar princípios de tratamento e selecionar pontos de acupuntura que possam ajudar no tratamento a efetuar.
Nível 2
O segundo módulo (Nível II), que decorrerá cerca de 4 meses após o primeiro, é constituído igualmente por uma componente teórica e outra prática, ambas incidindo de uma forma geral nos mesmos items do primeiro módulo, mas pormenorizando mais cada um dos tratamentos, introduzindo pontos complementares para cada situação clínica, e sobretudo conceber circuitos integrados e emparelhados.
Ainda neste segundo módulo é introduzido a eletroacupuntura, bem como a apresentação de alguns aparelhos específicos para este fim.
Serão também introduzidos aparelhoscapazes de detetar pontos de acupuntura à superfície da pele, bem como medir (a sua frequência elétrica), e utiliza-los como indicadores do estado energético de cada órgão.
No final do segundo módulo, cada formando estará apto a:
• Ter melhorado a prática clínica nas técnicas de puntura segundo as normas da MTC
• Ter apreendido novos pontos de utilidade clínica que funcionem quer numa perspetiva isolada, quer como acoplados a outros pontos já conhecidos (no primeiro módulo)
• Utilização de diferentes tipos de aparelhos de electroacupuntura, e seus protocolos, bem como a introdução de um diagnóstico a nível de medicina interna, baseado nas medições obtidas nos respetivos aparelhos, para melhor conhecimento clínico do nosso paciente.
Cada curso será constituído com vagas limitadas a um número máximo de 10 alunos, sendo a validação feita por ordem cronológica de inscrição.
O valor de cada módulo será de 650€ + IVA, estando incluído todo o material (didático e técnico) necessário para o seu funcionamento.
Para qualquer informação adicional contacte: acupunturaparamedicosdentistas@gmail.com
ou consulte www.acupunturaparamedicosdentistas.pt
A medicina tem atualmente uma vantagem inédita numa perspectiva cronológica, de poder associar o conhecimento milenar da Medicina Tradicional Chinesa e dos princípios básicos da acupuntura, com uma alta tecnologia contemporânea assente em pilares rigorosos de uma medicina atual, baseada na evidência científica.
A concepção e configuração do corpo humano como um complexo circuito elétrico conduzido por impulsos neuro-elétricos, bem como o mapeamento de pontos de maior intensidade e/ou resistência elétrica através de tecnologia específica, permite-nos atualmente traçar uma correspondência assustadoramente rigorosa para com os pontos de acupuntura clássicos existentes na literatura.
Estamos hoje em dia, portanto, pela primeira vez, com a possibilidade de executar uma prática clínica com acupuntura, baseada em parâmetros técnicos e científicos rigorosos e matemáticos, contemporâneos. A validação através da evidência científica apresenta-se assim, como o elo perdido para com a acupuntura clássica.
O curso tem como destinatários-alvo, todos os médicos-dentistas, de carácter generalista ou especialista, que de alguma forma queiram utilizar novas ferramentas e mais-valias no âmbito de consultório, aumentando a sua qualidade e oferecendo aos pacientes uma diferenciação muito importante e complementar em qualquer tratamento, como por exemplo o controle de ansiedade nas crianças e adultos.
Salientamos ainda que a acupuntura deve ser vista como mais uma ferramenta complementar, e não uma alternativa como erradamente muitas vezes é interpretada.
O Curso de Acupuntura para Médicos Dentistas irá decorrer nos dias 17 e 18 de janeiro 2025 e 16 e 17 de maio 2025, no Porto, nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro 2025 e 6 e 7 de junho 2025, em Lisboa, e nos dias 24 e 25 de janeiro 2025 e 23 e 24 de maio 2025, na Madeira.